sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Sobre reciclagem de tecido - problemas, possibilidades e soluções

Em meio a tantas discussões sobre o problema do plástico poluindo nosso oceano, esquecemos de outros materiais que também não são descartados propriamente e nem reciclados.
Quais são as questões sobre o descarte de tecido? Quais são as possíveis soluções para esse tipo de material?

A indústria têxtil descarta toneladas de retalhos de tecido em sua produção diária. Ainda assim, o Brasil importa retalhos de tecido da Europa:

"Só em 2011, o país trouxe da Europa 13 mil toneladas desses resíduos, que se comparados com a produção de 175 mil toneladas daquela ano, mais da metade do que é produzido no Brasil não é reaproveitada".¹

Por que isso ocorre? A Europa coleta todo o retalho descartado, separa os tecidos por cor e composição e exporta para outros países. Ou seja, nosso "grande desafio está em selecionar e organizar a coleta destes restos de matéria-prima"¹. Há procura de retalhos para essa coleta acontecer - gerando até mesmo grandes oportunidades de lucro e emprego. No Brasil, ainda não temos descarte organizado.

"Os retalhos, quando limpos e selecionados são passíveis de reciclagem e reaproveitamento. No entanto eles ainda são descartados no lixo comum"², sobrecarregando aterros sanitários.

"Em busca de melhorar os processos de produção e torná-los mais sustentáveis, as empresas estão investindo em métodos e tecnologias que prezem pela economia, reaproveitamento e reciclagem das matérias-primas, como os restos de tecidos. [...] Esses retalhos deixam de agredir o meio ambiente e sujar as cidades".¹



Existem muitas empresas que atuam com a reciclagem dos resíduos de tecidos. Esse material passa por diversas etapas, como trituração, adição de poliéster, filação, entre outras. Por meio do artesanato, por exemplo, "os tecidos viram bonecas, porta documentos, capas de caderno, ecobags, colchas, tapetes e muitas outras coisas"¹.

Porém, não há incentivo fiscal para a reciclagem da matéria-prima pois existem várias etapas antes da matéria chegar no consumidor como: logística, transporte e até mesmo compra de maquinário. Cada etapa tem cobrança de imposto, deixando o material mais caro e menos atraente para o empresário e consumidor.²

Possibilidades

Possibilidades de reciclagem:
  • produção de barbantes,
  • mantas,
  • novas peças de roupas,
  • fio,
  • indústrias de outros setores,
  • artesanato,
  • uniformes,
  • papel reciclado e etc
Luiza Lorezzenti sobre as possibilidades de destinação do resíduo têxtil:
  • Jeans: Indústria Automobilística
  • Malha 100% algodão: Fios e barbantes
  • Poliéster/Poliamida: Flakes, Plásticos de Engenharia, Fios e barbantes
  • Tecidos sortidos (várias composições): Manta acústica e Geotêxteis
  • Retalhos acima de 1,5m: Artesanato ²
Por que artesanato é importante?


Números²
“Calculando uma perda de 10% do tecido no processo de corte para a confecção, pode-se estimar que são geradas, no mínimo, 170 mil toneladas de resíduos têxteis, por ano, no Brasil”, afirmou. Luiza Lorenzetti
Destas 170 mil toneladas de resíduos têxteis gerados, estima-se que:
  • Pelo menos 40% (aproximadamente 70 mil ton) são reprocessados por empresas recicladoras.
  • Os outros 60% (aproximadamente 100 mil ton) são descartados nos aterros sanitários.
Soluções

Há uma máxima no empreededorismo que é escutar a dor do público e resolvê-la. Muitas vezes, em tempos de crise, encontram-se possibilidades. Muitas iniciativas de organizações e pequenas empresas têm buscado a reciclagem como uma oportunidade de lucro.

O consumidor também está mais consciente e interessado em sustentabilidade e, dessa forma, abre-se um caminho para um mercado mais sustentável.

Ecotece - organização não-governamental, que recebe e recicla tecido. Essa matéria gera moda sustentável, renda, capacitação de pessoas e produtos que, muitas vezes, retornam para as indústrias que geraram os resíduos.³

EcoSimple - trabalha com reciclagem de tecido e PET para fabricação de fios.



Retalho Fashion - "projeto irá formalizar o trabalho de catadores e reaproveitar os resíduos descartados, por meio de empresas recicladoras".

Banco de Tecido - Depósito de sobras de tecidos onde você pode fazer trocas e comprar tecidos por quilo.

Re-roupa - uma marca que reutiliza roupa para confecção de moda sustentável.

Fontes

¹ Audaces

Paty Lavir (produtora de conteúdo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário